terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um Windows que Presta?

Se a palavra é mobilidade compre um netbook 3G.
Se a palavra é compatibilidade, infelizmente seu netbook virá com Windows.
Dessa forma você garantirá que será capaz de abrir aquela planilha no aeroporto enquanto participa de uma teleconferência pelo Skype. Bom né?

Pois é... não fosse o fato de o netbook vir com o tal do XP. Se fosse o Vista o coitado nem ligaria! O Win XP garante que, pelo menos inicializar, o bicho vai! Daí a rodar Skype sobre Excel são outros quinhentos (minutos).

Já estava desistindo do netbook e o passando adiante. Era um Dell mini 10 com 1Gb de RAM que eu sabia de antemão não ser pau pra toda obra. Afinal a proposta dos pequenos era apenas conseguir acessar web, rodar videos, coisa boba mesmo. Não dá pra encarar uso profissional e pedir performance de gente grande.

A surpresa veio em verde e amarelo quando resolvi botar o Windows 7 no bichinho. Funcionou que foi uma beleza! O netbook ganhou agilidade, performance... beleza (porque não?). Quase me fez admitir que a Microsoft havia dado uma bola dentro depois do desastrado Vista.

Tive que pagar um preço por isso. Comprei um drive DVD USB para conseguir instalar programas (o próprio Windows 7 e o Office, por exemplo) e durante a instalação - mais rápida do que a dos antecessores - infelizmente perdi todos os dados não backupeados pois não há upgrade direto XP/Seven. Isso quer dizer que ele formata o HD do zero para jogar o novo SO em cima.

Como já sabia de antemão que isso aconteceria me precavi e não perdi nada significativo. Aliás só ganhei. Ganhei um elogio-padrão para usar em relação ao sistema da Microsoft, e isso representa muito para quem só tem descido a mão no tio Gates desde o Win 98 e é fã declarado do Mac OS.

No fim das contas, recomendo a todos os usuários de netbooks insatisfeitos que dem uma chance ao Win 7 antes de detonarem as maquininhas no mercado livre. Sugiro muito gastar uns R$ 250 num drive DVD para sair da complicação das instalações adaptadas de pen drives (um horror!).

Se nem isso funcionar, a outra palavra que conheço para portabilidade será somente essa: macbook air!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário