quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Oportunidades Disfarçadas

Sabe aquelas leituras não ficcionais que te prendem por se parecerem com histórias inventadas onde alguém, geralmente um herói corporativo, tem uma idéia genial que vira o jogo do mercado a seu favor?

Comumente chamados de cases nos MBAs, as histórias dessas ideias geniais são, em geral, os momentos mais cativantes das aulas. Parece haver um senso comum na apreciação do sucesso alheio como elemento de automotivação do indivíduo. Algo como "se eles podem, eu também posso"
O livro "Oportunidades Disfarçadas" desfila cerca de 200 cases levantados em 9 anos de pesquisa pelo autor, o publicitário Carlos Domingos. A leitura é fácil e tem suspense na medida certa. Em muitos casos a empresa só é revelada no final apoteótico da história... e você fica meio que "huummm... então quer dizer foi assim que a TAM foi fundada?".

Li o livro algumas vezes e tive vontade de montar uma apresentação-resumo para minha empresa. Acabei por ter a oportunidade ímpar de palestrar a todas as lideranças em um evento interno que se tornou um hit! O senso comum funcionou a meu favor: as pessoas realmente gostam de casos de sucesso.

Você sabe porque a garrafa de coca-cola tem aquele formato de gomos de cacau? Ou qual a origem do nome do sorvete Haagen-Dazs? Ou  ainda porque a Disney não contrata porteiros e recepcionistas, e sim atores para trabalhar em seus parques? As respostas estão lá...

Recomendo muito a leitura. É best seller, fácil de encontrar online http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2796499

2 comentários:

  1. Devo dizer a todos que não assistiram à apresentação do Luiz, que ele arrebentou! Até sugerimos a ele que faça uma parceria com a editora ou o autor para realizar palestras em empresas. Seria um sucesso! E dá até pra ganhar dinheiro. LF, pense bem pois esta pode ser uma oportunidade disfarçada. Abç.

    ResponderExcluir
  2. Verdade... em termos práticos aquela apresentação já me rendeu até uma proposta profissional... hehehe

    ResponderExcluir