quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Getting Things Done

Tenho utilizado um método de gerenciamento de ações que fez diferença na minha produtividade, quer seja nas tarefas profissionais, quer nas pessoais.

A metodologia  GTD (Getting Things Done), descrita no livro homônimo do americano David Allen e traduzido inssossamente para o português como "A arte de Fazer Acontecer" (onde eles arrumam tradutores assim?) preconiza, em termos muito simplificados, a retirada de todos os afazeres da sua cabeça e direcionamento para uma caixa de entrada única, física ou não, de forma que você não precise se lembrar do que tem que fazer e sim, de olhar no lugar onde todas as informações estarão registradas e catalogadas  segundo critérios que permitirão que elas sejam realizadas de forma otimizada.

Dessa forma, você somente fará na rua, por exemplo, tarefas pendentes que terão solução no shopping ou supermercado, não ocupando a cabeça com limpar a garagem, pois esta tarefa estará registrada entre as coisas que tem que ser realizadas em casa. A grande vantagem da metodologia é a versatilidade das formas de armazenamento físico das tarefas. O autor deixa isso em aberto e concede a cada leitor o direito de arrumar a maneira que mais lhe satisfizer, mantendo íntegra apenas a estrutura do método de gestão.

Ótimo! Assim não preciso me sentir culpado em não  usar pastas suspensas e arquivos em (argh!) papel, por exemplo.

Utilizo um smartphone HTC Magic rodando Android e acesso todas as minhas tarefas online através do site toodledo.com. Naturalmente faço o check e manutenção do GTD também nos meus computadores diários, no trabalho ou em casa. Pago $14 anuais no toodledo para ter acesso a características que tornam a implantação do GTD mais natural nesse site, no entanto a versão gratuita é bastante robusta e dá pra começar com ela.
Sugiro a aquisição do livro original do David Allen, mas informo que a busca tem sido árdua por uma cópia nacional, dificílima de achar em BH e Salvador, onde procurei. Recentemente encontrei uma nova edição com o título revisto para " Faça Tudo Acontecer" (agora sim, tradutor). Parece que se trata de uma repaginação da obra sem perda do conteúdo. Vale à pena!
Melhor ainda será pesquisar em sites, e blogs, pois toda a metodologia pode ser bem resumida sem alteração  no entendimento. Veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/GTD


E, claro, assista o autor falando da sua própria criação no onipresente youtube (e mais uma vez não culpe seus pais por não saber inglês. Get your own things done!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário