segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

De Homem pra Homem: Sobre a Aparência


Aparência é tudo, não é?
Não... na verdade não. Mas é sim.
Explico.
Num raro momento de TV aberta, assisti um programa que falava sobre o processo de "apaixonamento" de um casal. Dei atenção especial ao ponto em que, entre pessoas que dançavam numa boate, os homens-caçadores mediam com o inconsciente a velha relação cintura-quadris das suas presas potenciais, buscando o que nossa memória instintiva nos apresenta como boas matrizes reprodutoras para nossa herança genética. As mulheres-caçadoras, por sua vez, buscavam nos homens não os sinais de virilidade, e sim os objetos e acessórios que de alguma forma caracterizavam o nível de sucesso que cada um havia atingido. A aparência, a maneira de se vestir, o rélogio caro, a marca do celular... qualquer penduricalho está escrevendo em letras garrafais se você é um cara bem sucedido e, portanto, elegível na escala feminina de interesses.

As mulheres se desenvolveram para bem além das réguas animais que determinam as necessidades e vias corretas da procriação humana. As danadas sabem, bem melhor do que nós, para onde a fartura de provisões está soprando, farejando seus pares a partir da aparência e da pujança das marcas que usam. Nós queremos sexo, elas querem estabilidade. Simples como isso!

Viajei nesse tema e construí pontes de analogia, levando esse mesmo raciocínio para dentro das empresas. A maioria de nós homens não está apta sequer a entender o quanto a nossa aparência conta pontos na vida profissional. Isso acontece porque simplesmente não nos enxergamos como penduricalhos de marcas e comportamentos de etiqueta.

Pudera! Estávamos jogando futebol na lama do campinho do bairro enquanto as meninas davam os primeiros passos para entender como funcionava a caixinha de maquiagem das mães. Elas tem as ferramentas desde cedo enquanto nós, fisicamente privados até da capacidade de divisar nuances tonais nas cores, passamos uma vida sem entender porque as meias tem que combinar com a cor das calças.

O fato é que aparência conta. No mundo corporativo, digo.
Não defendo os narcisistas, as limpezas de pele e máscaras masculinas. Nada contra quem faz, mas penso que ainda dá pra viver sem isso e ainda assim esbanjar  sofisticação e elegância. Falo de coisas mais básicas, como cabelos penteados, unhas aparadas, cinto combinando com o sapato e... porque não? bons relógios, bons perfumes, modos à mesa... boas molduras a um conteúdo que quer ser visto e bem avaliado por quem o tem como exemplo e pelos que tem as chaves que abrem as portas das promoções e melhores desafios profissionais.

Sim, caro leitor, o mundo te avalia pela aparência em primeiro lugar! Não se trata aqui de tomar um toco da mulher mais gata da noite. Podemos estar com sua carreira em jogo e o ponto de desempate pode ser  decidido pelo seu poder de convencer a platéia do que você é capaz. Talvez seu Tissot comunique com mais propriedade a seu interlocutor que se você foi bem sucedido a ponto de poder usar uma jóia dessas no braço, talvez ele deva mesmo te oferecer aquela posição de comando regional da empresa.... talvez ele possa confiar no seu taco. Sucesso atrai sucesso!!!

Abra o saquinho para recolher conselhos em drops:
  • Vista-se bem. Monte um guarda roupa clássico-curinga. Compre uma peça cara por mês, devagar e sempre, mas não deixe de acumular esse tipo de riqueza: ternos, trajes esporte-fino, roupas de trabalho.
  • Passe a comprar uma revista que te deixe informado sobre o universo masculino. Nada de Placar e Four-four-two. Pense numa UM, Vip, Voce SA... Você se surpreenderá como os temas lhe serão interessantes, além das beldades nas capas. Afinal... são revistas masculinas, não?
  • Leia. Sempre e de tudo. Convenhamos que não adianta dar um trato no visu se não houver um conteúdo a altura. Tenha sempre um livro na cabeceira. Compre pelo menos um livro por mês, alternando formação profissional, religiosos, ficcionais, etc. Você verá como o seu vocabulário vai melhorar (e isso lhe fará redigir melhores emails!)
  • Faça um curso de vinhos, cervejas, alta gastronomia... whatever! Pense em algo que lhe dê prazer e tenha uma ar de... sofisticação. Isso te trará assunto extra pra botar na mesa entre uma reunião e outra, além de crescer seu networking.
Tem um livro legal da Glorinha Kalil que fala sobre essas coisas. Recomendo "Chic Homem - Manual de Moda e Estilo" à venda nas  livrarias por cerca de R$ 80.

Veja o livro no Submarino 

Há muito mais para fazer ao se investir na auto-imagem. Isso é só um começo muito básico, mas os resultados não tardarão a chegar, nem que seja finalmente conseguindo faturar a gata da noite numa balada concorrida.

Um comentário:

  1. Meu amigo nesse você foi profundo, hehehe, concordo 100% e pratico, não abro mão de uma boa armadura e é claro não adianta você ter uma armadura de primeira se o cavaleiro não fizer jus, as coisas se completam.

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